Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ARTIGO 4 ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICAS ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO E HISTÓRIA



A relação entre História e espaço baseia-se na visibilidade e dizibilidade, buscando uma nova identidade para este espaço correlacionando ao próprio homem. Contudo, o discurso tradicionalista anuncia a história como legitimadora da memória. Logo, o folclore torna-se um fator legitimador, disciplinador da História e um elo entre o passado e o presente. Em decorrência, busca-se a identidade da região e a formação discursiva nacional-popular, onde a memória da elite passa a ser questionada, pois a dominação estava em crise. Neste sentido, podemos citar os discursos do Autor Durval Muniz, principalmente quando o mesmo revela ser o Nordeste dos “regionalistas” uma região formada por imagens depressivas demarcadas pela decadência da classe dominante deste espaço regional. Paralelamente, através de Durval Muniz percebemos que o Nordeste se constrói pela memória, convivendo lado a lado, sobrevivência e vazio, pois a classe dominante, ao ver que seu mundo desmoronou entra em um vácuo quase mortal, onde as próprias estruturas sociais são questionadas. Assim, o espaço acaba sendo anunciado como sólido, como a casa-grande de pedra e os móveis de mogno e jacarandá. Portanto, Durval faz referencias a Gilberto Freyre no que tange a compreensão da “alma do Nordeste” e discute que este autor escreve suas obras baseado na infância no engenho, cheio de sombras, isto é, um espaço de saudades. Enfim, ao longo de sua obra Durval Muniz traz à tona as revelações de vários autores sobre o Espaço nordestino. Neste sentido, tem-se Raquel de Queiroz, no qual o autor discorre sobre sua dicotomia entre tempo e espaço, logo observamos que a autora revela ser o espaço a dimensão conservadora da vida. Por fim, Durval elenca a música como saber histórico, traduzindo os seus sentimentos acerca de Luis Gonzaga sobre o formato do Espaço Nordeste.

FONTE:
ALBUQUERQUE Junior, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 3. Ed. São Paulo: Cortez; Recife: Massangana, 2006. Introdução; p. 29-49 e cap. 2: Espaços da saudade (p. 78-194). (a construção regional do espaço)
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. I. Petrópolis: Vozes, 1994. “Práticas de espaço”, p. 169-220.

O QUE É UM PIT BULL?



CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- Os pit bulls são cães extremamente fortes.
- Possuem estruturas óssea e muscular bem desenvolvidas.
- As cores mais comuns para está raça são: preta, branca, marrom claro e marrom escuro.
- O pescoço é grosso e curto.
- Possui mandíbulas desenvolvidas e com muita força na mordida.
- O peso de um pit bull pode variar de 30 a 50 quilos.
- Com relação a altura, podem atingir de 35 a 50 cm.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O pit bull é um cão ágil e com grande impulso muscular.
- Necessitam de um trabalho específico de treinamento e socialização para não se tornarem agressivos. Diante de sua força, a agressividade pode colocar em risco pessoas e outros animais. Devem circular em espaços públicos com focinheira e coleira, conduzidos por pessoas com força física.
- Não é recomendado ter este cão em casa com criança pequena.
- Os pit bulls são inteligentes e quando adestrados corretamente, tornam-se obedientes.
- Possui muita energia e vontade, além de necessidde, de praticar atividades físicas.
Atenção: O cruzamento indiscriminado e a utilização destes cães em rinhas de combate, geraram exemplares violentos de pit bulls. Há casos de cães que escaparam da casa ou do dono e atacaram pessoas, levando-as a morte.

FONTE:

Pitbull mata cadela poodle e quase provoca tragédia em residência de Caicó



Um fato lamentável foi registrado na manhã desta sexta-feira, por volta de 07h40, no bairro Maynard na zona leste da cidade de Caicó. De acordo com informações chegadas a nossa reportagem, um Pitbull feroz invadiu a casa de um Policial Militar, matou uma cachorrinha poodle e por pouco não provocou uma verdadeira tragédia.
Em uma rede social o PM mostrou sua revolta e relatou o corrido";

"Hoje, por volta das 07h40 da manhã, como de costume, deixei uma pequena abertura no portão da minha área para a pequena cachorrinha da minha filha ir para a calçada brincar com ela, enquanto isso fui fazer o café para a minha filha que tem 08 anos. Foi ai que eu escutei um barulho no portão e quando fui olhar me deparei com a monstruosidade da cena !!! Um pitbulll de cor marrom e branca, enorme, solto aqui no bairro maynard.

O animal correu atrás da cachorrinha poodle e adentrou em minha residência pelo brecha do portão que estava aberta, tendo uma força tão grande, que forçou e entrou na minha casa, matando a cachorrinha da minha filha, que não teve como se livrar deste monstro.

Estou desolado com a minha filha que não para de chorar com saudades da sua amiga inseparável, que salvou a sua vida pois neste horário todos os dias ela estava brincando com a cachorrinha , mais graças a deus , ele interveio com a cachorrinha para que nada de mal tivesse acontecido com minha filha.Muito obrigado senhor.".
Após o fato o animal feroz fugiu do local e não foi mais localizado apesar de diversas buscas terem sido feitas pelo Policial Militar. O PM compareceu a Delegacia de Policia Civil onde registrou Boletim de Ocorrência e agora cobra uma punição para o responsável pelo cão feroz que estava solto nas ruas.


FONTE:

domingo, 23 de fevereiro de 2014

RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E ESPAÇO POR GILBERTO FREYRE




A relação entre História e Espaço presente em Gilberto Freyre está relacionada a reorganização dos saberes, orquestrada pela formação discursiva nacional popular, onde há a busca de uma nova forma de ver e dizer a realidade, baseando-se no clamor de nação. Logo, a produção cultural é enfocado como marco político e o espaço é encarado como algo histórico, cultural e político. Em decorrência, a região passa a ser pensada e elaborada social e culturalmente, pois há uma apresentação da diversidade espaço-socio-cultural, cujo recorte naturalista perde o sentido, havendo marcas de um recorte sociológico, na qual a cultura é a essência deste espaço, não sendo mais uma região com personalidade. Enfim, o Nordeste de Gilberto Freyre seria uma região criadora, onde as tradições culturais deveriam ser o centro.