Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

VÍDEO: Túneis de 2000 anos, da Roma antiga, descobertos

IMPÉRIO ROMANO




No século I a.C., as conquistas militares de Otávio lhe garantiram uma rápida ascensão política. Com a chancela do Senado, Otávio alcançou o título de Augusto ou “o escolhido dos deuses”. Dessa forma, o Senado poderia estar subordinado ao poder do imperador. Dispondo de amplos poderes em mãos, Otávio Augusto iniciou uma profunda reforma nas instituições e costumes romanos. 

No campo administrativo, foram reduzidos os poderes dos magistrados e houve um maior controle do império sobre as divisas arrecadadas com a cobrança de impostos. Para aperfeiçoar o controle sobre as províncias, também foi criado um sistema de correios que mantinha as autoridades romanas informadas de todos os acontecimentos nas porções mais remotas dos extensos domínios imperiais. 

FONTE:


O GOVERNO DO IMPERADOR OTÁVIO




Além de ter o comando de todos os exércitos romanos, Otávio Augusto, como passou a ser chamado, podia propor e rejeitar leis, convocar o Senado e as Assembléias e intervir militarmente em Roma, na Itália e em todas as províncias romanas.

FONTE

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. São Paulo: FTD, 2009. (Coleção História - Sociedade & Cidadania).

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

VÍDEO SEGUNDO TRIUNVIRATO

VÍDEO SOBRE OTÁVIO AUGUSTO

QUEM FOI OTÁVIO AUGUSTO?



Caio Júlio César Octaviano Augusto foi o primeiro e um dos mais importantes imperadores romanos.

Otávio Augusto nasceu na cidade de Roma (capital do Império Romano) no dia 23 de setembro do ano de 63 a.C e faleceu em 19 de agosto de 14 d.C, na comuna italiana de Nola. 

Pertencente a Dinastia Julio-Claudiana, Otávio Augusto teve dois filhos: Maior e Júlia. Governou o Império Romano durante 41 anos, entre os anos de 16 de janeiro de 27 a.C e 19 de agosto de 14 d.C (data de sua morte).
FONTE:

OTÁVIO E O IMPÉRIO


Com a Morte de Júlio César, formou-se o Segundo Triunvirato, integrado pelos generais Otávio, Marco Antônio e Lépido.
A disputa pelo poder opôs as tropas de Otávio às de Marco Antônio e Cleópatra, rainha do Egito.
A vitória coube a Otávio, que, ao retornar a Roma, pressionou o Senado a lhe dar vários títulos, entre eles o de príncipe (líder do Senado e o mais importante cidadão de Roma), o de Augusto (venerado) e o de imperador (comandante supremo de Exército), fato ocorrido em 27 a. C. 
com essa nomeação, a república romana chega ao fim e tem início o Império.

FONTE:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. São Paulo: FTD, 2009. (Coleção História - Sociedade & Cidadania).