Páginas

domingo, 18 de agosto de 2013

CULTURA DA GRÉCIA ANTIGA

ARTES PLÁSTICAS GREGAS


Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.

FONTE
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cultura_grega.htm

INTRODUÇÃO À CULTURA GREGA


A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplendida fonte cultural. Vejamos os principais elementos da cultura grega.

O MODELO GREGO DE BELEZA



O modelo grego de beleza, baseado na imitação fiel das formas e dos movimentos humanos, foi recuperado em épocas posteriores, sobretudo no Renascimento. 
FONTE: 
VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix)

A TRAJETÓRIA GREGA


Não só na política ou em palavras originadas do grego, mas em diversas áreas dos conhecimento humano, como na Arquitetura, na Astronomia, na Geografia, na Medicina, na Física, na Biologia ou nos conceitos filosóficos e matemáticos, por exemplo, há muito do legado cultural da Grécia Antiga presente nos dias de hoje. 
FONTE: VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix)