Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

RELIGIÃO GREGA



Os gregos eram politeístas e adoravam muitos deuses, sua religião era antropomórfica, ou seja, os seus deuses eram representados por uma figura humana. 
Alguns homens tinham uma feição mais parecida com a dos deuses, estes eram consideradosheróis, assim surgiram os mitos que narravam os acontecimentos da vida desses heróis e também dos deuses, originando a Mitologia
FONTE:

CULTURA GREGA EM DEBATE



Em Atenas o século V a.C. ficou conhecido como o Século de Péricles. Esse período foi o mais marcante da civilização grega, devido ao forte desenvolvimento cultural. Suas criações podem ser vistas até os dias atuais.

FONTE:
 http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/historia/mundo-grego/a-cultura-grega.html

O MODELO GREGO DE BELEZA


O Modelo Grego de Beleza é baseado na imitação fiel das formas e dos movimentos humanos, foi recuperado em épocas posteriores, sobretudo no Renascimento!

FONTE: VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix)

A TRAJETÓRIA GREGA


Não só de política ou em palavras originadas do grego, mas em diversas áreas do conhecimento humano, como a Arquitetura, na Astronomia, na Geografia, na Medicina, na Física, na Biologia, ou nos conceitos filosóficos e matemáticos, por exemplo, há muito do legado cultural da Grécia presentes nos dias de hoje.

FONTE: VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix)

A DEMOCRACIA DE CLÍSTENES



 A situação era bastante delicada quando Clístenes, político de origem nobre, assumiu o governo em Atenas, em 510 a. C. , disposto a fazer reformas políticas profundas.
Durante seu governo, instaurou-se a DEMOCRACIA, ampliando a possibilidade de participação nas decisões políticas a todo Cidadão Ateniense, independentemente, de sua renda.
FONTE: VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix)

ORIGEM DA DEMOCRACIA

SÓLON




A crise sociopolítica que tomava conta de Atenas só foi contornada no momento em que os legisladores entraram em cena. Em 621 a.C., o legislador Drácon dedicou-se a elaboração do primeiro conjunto de leis escritas da cidade. Tal medida estabeleceu uma limitação dos poderes até então exercidos pelos eupátridas. Entretanto, esse código não traduziu a demanda pela ampliação dos direitos políticos ao preservar boa parte das regalias destinadas à elite ateniense.

Em 594 a.C., o arconte Sólon estabeleceu um conjunto mais significativo de transformações. Primeiramente, Sólon decretou o fim da escravidão por dívidas e a libertação de todo ateniense que fosse alvo dessa prática. Logo em seguida, dividiu a população em faixas de renda e criou novas instituições políticas: a Bulé, a Eclésia e o Helieu.

FONTE:

DESENVOLVIMENTO COMERCIAL DE ATENAS



O desenvolvimento comercial também beneficiou enormemente os eupátridas, que buscaram ampliar as suas propriedades para vender os excedentes para as outras colônias gregas que viviam do comércio. Para tanto, tomavam as terras dos pequenos proprietários, os georgói, que não conseguiam competir igualmente com os grandes produtores e, por isso, acabavam se endividando. Em alguns casos, o não pagamento das dívidas poderia obrigar um georgói a se tornar escravo de seu credor.

Por um lado, observamos o desenvolvimento de uma tensão política onde os georgói se mostravam insatisfeitos com o poder e as leis concebidas pelos eupátridas. Ao mesmo tempo, os comerciantes (também conhecidos como demiurgos) começaram a questionar a estrutura aristocrática do regime ateniense. O objetivo fundamental dos demiurgos era transformar a estrutura política da cidade-Estado, permitindo a participação de mais pessoas.

FONTE:

OS LEGISLADORES ATENIENSES




Na história da cidade-Estado de Atenas, observamos que a disponibilidade de terras férteis sempre foi um problema comum a essa sociedade. O excesso de acidentes geográficos fazia com que o acesso a terra ficasse limitado a uma pequena elite de proprietários, conhecidos como eupátridas. Além do privilégio econômico, essa ínfima parcela da população ateniense contava com o controle das instituições políticas da cidade.

Com o passar do tempo, o crescimento populacional e o desenvolvimento da própria sociedade ateniense impuseram uma profunda transformação nesse quadro. Primeiramente, observamos que muitos dos atenienses passaram a se deslocar para outras regiões do Mar Negro e do Mediterrâneo em busca de terras férteis. Tal mudança fez com que as atividades comerciais aumentassem e uma rica classe de mercadores se beneficiasse com a expansão desse ramo da economia.

FONTE:

AS LEIS E A POLÍTICA EM ATENAS



O Regime Aristocrático dos eupátridas não era aceito com passividade pelos grupos menos favorecidos da sociedade ateniense.

Revoltas populares eram constantes e desafiavam o domínio da elite.

Para tentar resolver esses conflitos, a aristocracia escolheu legisladores, legislativos  e judiciários, e de fazer leis que diminuíssem as tensões sociais.

 FONTE: VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix)

Blog do Geraldo Oliveira: Portaria da Secretaria da Educação garante cumprim...

Blog do Geraldo Oliveira: Portaria da Secretaria da Educação garante cumprim...: A Secretaria de Estado da Educação publicou portaria no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (25), que garante a inclusão do Rio ...