Páginas

domingo, 12 de maio de 2013

VÍDEO SOBRE OS HEBREUS

HISTÓRIA DO POVO HEBREU



O povo hebreu é hoje bastante conhecido pelas informações que encontramos na Bíblia, especialmente no Novo Testamento. Realmente os dados encontrados no livro sagrado dos cristãos são bastante utilizados e nos ajudam a conhecer melhor essa civilização.
A origem deste povo teria se dado quando Tare, descendente de Sem (filho de Noé) juntamente com sua família deixou a Mesopotâmia partindo para o sul. Com sua morte Abraão assumiu o povo com a missão de levá-los a Terra Prometida (Canaã). Assim como os hebreus ocuparam a região, outros povos também se instalaram ali, o que gerou muitas disputas que se prolongam até os dias de hoje.
Segundo a história uma parte desses hebreus migrou para o Egito no mesmo período em que a região foi invadida pelos hicsos. Como era aliado dos invasores, o povo hebreu não sofreu grande impacto e pode até gozar de certa liberdade. Mas com o tempo começaram a acontecer certos abusos que fizeram com que os hebreus resolvessem voltar para a Palestina sob a liderança de Moisés, o que ficou conhecido como Êxodo (1270 a 1220 a.C.).

FONTE:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS


Hoje estamos iniciando o estudo sobre os Hebreus, Persas e Fenícios. Nossos objetivos são:

  • Conhecer as principais características sociais, políticas, econômicas e religiosas dos hebreus, fenícios e persas;
  • Compreender as contribuições de cada um desses povos à formação do mundo contemporâneo.

FONTE:

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: História. São Paulo: Scipione, 2009.

LUCINEIDE MEDEIROS: Saiba como os remédios agem no organismo e o jeito...

LUCINEIDE MEDEIROS: Saiba como os remédios agem no organismo e o jeito...: Para tudo, tem remédio. Mas são poucos aqueles que podem ser tomados por conta própria - pelo contrário, existem medicamentos que podem a...

Eliezer Dantas: Mães da Escola Municipal Irmã Maria Assunta Vieira...

Eliezer Dantas: Mães da Escola Municipal Irmã Maria Assunta Vieira...: Mães da Escola Municipal Irmã Maria Assunta Vieira parabenizam diretor pelo grande jantar do Dia das Mães realizado na última sexta-feir...