Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Blog do Geraldo Oliveira: Inep estuda pôr lacre eletrônico em todos os malot...

Blog do Geraldo Oliveira: Inep estuda pôr lacre eletrônico em todos os malot...: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa de Educação (Inep) estuda universalizar o lacre eletrônico para os malotes em que as provas do ...

Blog do Geraldo Oliveira: MEC cria bolsa de R$ 400 para alunos de baixa rend...

Blog do Geraldo Oliveira: MEC cria bolsa de R$ 400 para alunos de baixa rend...: O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (9) o Programa Nacional de Bolsa Permanência para estudantes de graduação de un...

VÍDEO SOBRE A CIÊNCIA NA MESOPOTÂMIA

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE MESOPOTÂMIA



No Campo científico, os mesopotâmicos também realizaram descobertas importantes. Como observavam o céu para decifrar a vontade dos deuses, os sacerdotes acumularam informações sobre os fenômenos celestes.
Eles aprenderam a prever eclipses e a distinguir o movimento das estrelas e dos planetas.
Criaram, ainda, um calendário no qual o ano foi dividido em 12 meses lunares, em semanas de sete dias. O dia era dividido em 12 horas, cada  qual com 120 minutos.
FONTE:

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radis: História. São Paulo: Scipione, 2009.

MESOPOTÂMIA SEGUNDO O SITE INFOESCOLA


Mesopotâmia, que em grego quer dizer ‘terra entre rios’, situava-se entre os rios Eufrates  e Tigres e é conhecida por ser um dos berços da civilização humana. Localizada no Oriente Médio, atualmente esta histórica região constitui o território do Iraque.
Há cerca de 4.000 a.C., grupos tribais da Ásia Central e das montanhas da Eurásia chegaram ao local devido às extensas áreas férteis próximas aos rios, além da vantagem de terem água próxima, fornecendo subsídio para pesca, alimentação e transporte.

FONTE:


ÚLTIMA AULA SOBRE MESOPOTÂMIA


Boa noite meus caros!
Chegamos a ultima aula sobre Mesopotâmia!
Aproveite este momento!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

VÍDEO SOBRE A DEUSA MAE DA MESOPOTAMIA

DRAGÕES NA MESOPOTÂMIA


Na antiga Mesopotâmia também havia essa associação de dragões com o mal e o caos. Os dragões dos mitos sumérios, por exemplo, frequentemente cometiam grandes crimes, e por isso acabavam punidos pelos deuses - comoZu, um deus-dragão sumeriano das tempestades, que em certa ocasião teria roubado as pedras onde estavam escritas as leis do universo, e por tal crime acabou sendo morto pelo deus-sol Ninurta. E no Enuma Elish, épico babilônico que conta a criação do mundo, também há uma forte presença de dragões, sobretudo na figura de Tiamat. No mito, Tiamat (apontada por diversos autores como uma personificação do oceano) e seu consorte mitológico Apsu (considerado como uma personificação das águas doces sob a terra) se unem e dão a luz aos diversos deuses mesopotâmicos. Apsu, no entanto, não conseguia descansar na presença de seus rebentos, e decide destruí-los, mas é morto por Ea, um de seus filhos. Para vingar-se, Tiamat cria um exército de monstros, entre os quais 11 que são considerados dragões, e prepara um ataque contra os jovens deuses. Liderados pelo mais jovem entre eles Marduk, que mais tarde se tornaria o principal deus do panteão babilônico, os deuses vencem a batalha e se consolidam como senhores do universo. Do corpo morto de Tiamat são criados o céu e a terra, enquanto do sangue do principal general do seu exército, Kingu, é criada a humanidade. O Dragão de Mushussu é subjugado por Marduk, se tornando seu guardião e símbolo de poder. Na mitologia grega existe o dragão lord (dragão rei) que ainda habita no monte olimpo, e ainda existem serpentes servas por toda a Grécia escondidas em buracos.

FONTE:

POLITEÍSMO NA MESOPOTÂMIA


Os povos da Mesopotâmia eram Politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses que representavam, como no Egito, fenômenos da natureza. Entre as principais divindades cultuadas estavam Marduk, deus da cidade da Babilônia e do Comércio; Shamash , deus do sol e da justiça; Anu, deus relacionado ao céu, Enlil, ao ar; Ea, deus dos rios,da chuva e das águas subterraneas (ou profundezas); Ishtar, deus do amor e da guerra; e Tamus, deus da vegetação!

FONTE:

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radis: História. São Paulo: Scipione, 2009.

Blog do Geraldo Oliveira: RN assina termo de cooperação para implantar o 'Br...

Blog do Geraldo Oliveira: RN assina termo de cooperação para implantar o 'Br...: O Ministério da Justiça e o Governo do Rio Grande do Norte iniciaram as tratativas para a implantação do Programa Brasil Mais Seguro no RN...

BLOG: MAGISTÉRIO – UMA PROFISSÃO EM EXTINÇÃO?

BLOG: MAGISTÉRIO – UMA PROFISSÃO EM EXTINÇÃO?: pesquisa da USP mostra desinteresse de alunos em seguir carreira em magistério Uma pesquisa feita na Universidade de São Paulo (USP) ...