Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2013

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: Anote na sua agenda.

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: Anote na sua agenda.:         Lançamento do mais novo livro do escritor Marcos Medeiros, MEU SERTÃO DE CANTO A CANTO: Livraria Nobel da Salgado Filho (de fre...

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: Mais um lançamento da Editora Sebo Vermelho.

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: Mais um lançamento da Editora Sebo Vermelho.

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: Obra organizada pelo escritor Marcos Medeiros.

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: Obra organizada pelo escritor Marcos Medeiros.: Um livro escrito por 14 cordelistas pertencentes aos quadros da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel com o fito de home...

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: O mais novo romance de Aluísio Azevedo Jr.

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: O mais novo romance de Aluísio Azevedo Jr.: Intifada dos Pinholés é o mais novo livro do escritor e artista plástico Aluísio Azevedo Júnior. É um romance ficcional, porem, uma li...

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: Anote na sua agenda.

101 Livros do RN, (que você precisa ler).: Anote na sua agenda.: Na Livraria Nobel Salgado Filho.

VISÕES DE MUNDO


A maneira como nós, os seres humanos, entendemos o mundo tem mudado incrivelmente através dos tempos. O homem primitivo tinha uma visão limitada de tudo. Seu universo resumia-se às imediações de onde habitava. Com pouco conhecimento sobre os seres vivos e o meio ambiente que lhe cercava, tinha uma descrição mágica e mítica.

No entanto, nossa espécie sempre se destacou por possuir uma grande curiosidade, capacidade de experimentação e aprendizado. Quando analisamos as inscrições rupestres, percebemos um acurado de observação e registro da realidade pelos nossos ancestrais, sendo esse processo o início do acumulo de conhecimentos sobre o mundo em que vivemos.

ATMOSFERA


A Atmosfera é gasosa e compreensível, apresenta características e composição química variáveis, principalmente com a altitude; ela está concentrada na razão de 80% de sua massa na troposfera, região que ocupa uma espessura de aproximadamente 12 km, a partir do nível do mar. A sua maior parte flutua em torno de um equilíbrio hidrostático, por movimentos de origem principalmente termodinâmica, resultantes das transferências de energia através de seus limites superior e inferior (solo e mar).



HIDROSFERA


Região predominantemente líquida. Praticamente incompreensível, compreende as águas marinhas e continentais. A ela também se associa uma fase sólida, os gelos continentais e marinhos. Por sua vez, as águas marinhas compõem 97% de sua constituição, as quais são animadas com movimentos de origem mecânica ou termodinâmica, resultantes de ações exercidas, seja no interior de suas massas, seja nas suas fronteiras. 


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Blog do Geraldo Oliveira: Roberto Germano renovará convênio com Funasa para ...

Blog do Geraldo Oliveira: Roberto Germano renovará convênio com Funasa para ...: O prefeito de Caicó Roberto Germano (PMDB) viaja à Natal nesta sexta-feira (04). Na primeira viagem administrativa, Germano se reunirá com ...

Blog do Geraldo Oliveira: Governo do Estado convoca 1.162 professores e espe...

Blog do Geraldo Oliveira: Governo do Estado convoca 1.162 professores e espe...: Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (04), a convocação e nomeação de 1.162 professores e especialistas aprovados no...

A LITOSFERA: COMPOSIÇÃO


O núcleo da Terra, a uma temperatura elevada, aquece o material desse manto, o qual se torna menos denso e ascende para regiões superiores. Ao esfriar, ao contrário torna-se mais denso, retornando, mais uma vez, a níveis inferiores. Assim, devido à transferência de energia por convecção, se dá o movimento do material aquecido no interior da Terra. Estando as placas superpostaas sobre esse material, elas podem se afastar umas das outras ou colidirem entre si, buscando as suas acomodações. Os movimentos e as colisões dessas placas liberam entre si, buscando as suas acomodações. Os movimentos e as colisões dessas placas liberam grandes quantidades de energia, sendo responsáveis por fenômenos naturais como: terremotos, maremotos, erupções vulcânicas, e, ainda, pela formação das grandes cadeias de montanhas emersas e submersas em nosso planeta. 


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CONCEITO DE LITOSFERA


          A litosfera (do grego "lithos" = pedra) é a camada sólida mais externa de um planetarochoso e é constituída por rochas e solo. No caso da Terra, é formada pela crosta terrestree por parte do manto superior. Apresenta uma espessura variável, sendo mais espessa sob as grandes cadeias montanhosas.Está dividida em placas tectónicas.

    É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da hidrosfera e daatmosfera, que, na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.

FONTE:

A LITOSFERA



Do grego Lithos, pedra + sphere, esfera, como indica a própria etimologia da palavra, a Litosfera é a parte sólida da Terra, constituída pelos continentes, ilhas e fundos oceânicos. Ela não é contínua, mas sua crosta é formada por vários blocos de rochas chamados de PLACAS TECTÔNICAS, as quais se encaixam uma nas outras como na montagem de um grande quebra-cabeça, cujo plano de encaixe é o MANTO, zona que apresenta certa plasticidade.


A HISTÓRIA DA TERRA


A Terra, dentre suas particularidades, é vista como um planeta ativo e dinâmico com forma aproximada de uma esfera, constituído por três compartimentos de natureza física diferentes e que interagem de forma complexa. São eles:
·        A Litosfera;
·        A Hidrosfera ou oceano mundial;
·        E a Atmosfera
FONTE:
CRUZ, Franklin Nelson da. Ciências da natureza e realidade: Interdisciplinar. Natal/RN: EDUFRN, Editora da UFRN, 2005.

ERA CENOZOICA

Esta Era Geológica está dividida em dois Períodos: Terciário e Quaternário. Neste sentido, o Terciário teve o tempo decorrido de 70 a 2 milhões de anos. Já, o Segundo teve cerca de 2 milhões de anos atrás até os dias de hoje.

Portanto, de acordo com as Eras Geológicas estamos vivenciando a ERA CENOZOICA e estamos em pleno PERÍODO QUATERNÁRIO.

São características desta ERA:

• A Terra passa por vários períodos de glaciação, tendo o último terminado há 11 mil anos;

• Desenvolvem-se os primeiros ancestrais dos seres humanos entre aproximadamente 1 e 4 milhões de anos atrás;

• Inicia-se o período geológico no qual vivemos atualmente.





ERA MESOZOICA

A Era Mesozóica está dividida em Três períodos: Cretáceo, Jurássico e Triássico.


Sua duração se deu cerca de 230 milhões a 70 milhões de anos.

Suas principais características são:

• Formam-se grandes vulcões;

• Erguem-se grandes cadeias de montanhas, como os Alpes, os Andes e o Himalaia;

• Os dinossauros são extintos há cerca de 65 milhões de anos;

• Os mamíferos se desenvolvem e se espalham pelo planeta, entre eles o mamute, antepassado dos elefantes, e outros existentes ainda hoje.



Eliezer Dantas: "Restos a pagar" deixados por Bibi Costa ultrapass...

Eliezer Dantas: "Restos a pagar" deixados por Bibi Costa ultrapass...: "Restos a pagar" deixados por Bibi Costa ultrapassam 3 milhões de reais. Dívida pode chegar a 5 milhões Roberto Germano (PMDB) ac...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ERA PALEOZOICA


A Era Paleozóica está dividida nos seguintes Períodos: Permiano, Carbonífero, Devoniano, Siluriano, Ordoviciano e Cambriano.
Esta Era tem o tempo decorrido de cerca de 570 a 230 milhões de anos. Apresentando as seguintes características:
·        Desenvolvem-se os peixes e anfíbios;
·        Formam-se os pântanos e as florestas de pinheiros (coníferas);
·        Surgem os primeiros animais sem coluna vertebral.


ERA PRÉ-CAMBRIANA


   A era Pré-cambriana divide-se emdois períodos: Arqueano e Algonquiano.

O primeiro é marcado por ter ocorrido há cerca de 4,6 bilhões de anos, tendo as seguintes marcas:
·        Desenvolvimento dos primeiros seres vivos, como bactérias, fungos e algas;


   O Período Algonquiano foi marcado por ter a formação dos oceanos da Terra e a ocorrência do resfriamento e solididicação da crosta terrestre, dando origem às primeiras rochas.

TEMPO GEOLÓGICO: A HISTÓRIA DA TERRA


Como pudemos perceber, desde a origem, nosso planeta passou por muitos processos naturais de formação e transformação, originando ambientes distintos que, em conjunto, formaram o ESPAÇO NATURAL terrestre. Houve épocas em que a Terra foi extremamente quente, com erupções vulcânicas ocorrendo por toda parte. Em outros períodos ela foi muito fria, com extensas calotas de gelo cobrindo grandes porções de sua superfície.
Durante a história da Terra, diversas espécies de seres vivos surgiram e desenvolveram-se. Algumas dessas espécies foram extintas. Outras evoluíram, adaptaram às mudanças e existem até hoje.
Todas essas transformações demoraram centenas de milhões de anos. Os cientistas chamam esse extenso período de TEMPO GEOLÓGICO.
O tempo geológico refere-se, portanto, ao tempo de existência de nosso planeta, em que aconteceram transformações em seu espaço natural.
Algumas das principais características de cada etapa da evolução da Terra podem ser expressas em uma tabela, chamada TABELA DO TEMPO GEOLÓGICO. Ela é dividida em grandes unidades de tempo,as eras, que por sua vez, são subdivididas em unidades menores, OS PERÍODOS.

2013! O RETORNO

Meus caros leitores, hoje é dia 02 de janeiro de 2013! O Mundo não acabou! Desta forma, a partir de hoje estou retornando a publicação de matérias! Estive ausente por um período por causa de atribuições profissionais e acadêmicas! Nosso primeiro compromisso será a retomada do Tema " Tempo Geológico"!
Sejam bem vindos!
Feliz 2013 para todos!