Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

ERUPÇÕES SOLARES

NASA AVISA: Possível Super Tempestade Solar em 2013.

DEBATE IV


As manchas solares foram observadas pela primeira vez por Galileu no início do século XVII. A sua descoberta foi um duro golpe para o modelo do universo vigente na altura. O estudo de Galileu e de outros cientistas da época das manchas permitiu, ainda, verificar que o Sol possui um movimento de rotação e que, além disso, esse movimento é diferenciado, pois, dependendo da latitude, a velocidade com que as manchas se deslocam é diferente.
            As manchas solares são, portanto, causadas por interações ainda não totalmente compreendidas do gás da fotosfera com o complexo campo magnético do Sol, cujo estudo nos permite saber mais sobre determinados aspectos de estrelas mais observada do Universo, o nosso Sol. 
Cientistas que estudaram as manchas solares durante os últimos 20 anos concluíram que o campo magnético do sol que as origina está diminuindo. Se a tendência atual continuar, por volta de 2016 o Sol pode ficar totalmente sem manchas e assim permanecer ao longo de décadas.



DEBATE III


As manchas solares foram observadas pela primeira vez por Galileu no início do século XVII. A sua descoberta foi um durogolpe para o modelo do Universo vigente na altura. O estudo de Galileu e de outros cientistas da época das manchaspermitiu, ainda, verificar que o Sol possui um movimento de rotação e que, além disso, esse movimento é diferenciado,pois, dependendo da latitude, a velocidade com que as manchas se deslocam é diferente. As manchas solaresobservadas na superfície do solar correspondem a zonas menos quentes (por isso mais escuras) que resultam da açãodo campo magnético. A presença do campo magnético impede a circulação do gás que fica retido e arrefece. As manchassurgem normalmente aos pares e a sua dimensão média é de cerca de 1500 km, tendo, no entanto, sido já observado algumas com cerca de 150 000 km de diâmetro, muito superior ao diâmetro da esfera terrestre que é de cerca de 12 000km.
A contagem de manchas solares permite estudar o ciclo solar. A quantidade de manchas solares varia em períodos decerca de 11 anos alternando entre períodos de fraca atividade solar, em que se observa um baixo número de manchassolares durante o mínimo solar, e períodos de grande atividade solar, em que se observa um grande número de manchassolares durante o máximo solar.
Estas manchas são muito menos profundas do que se esperava, antes de um grupo de astrônomos ter conseguido medira sua profundidade (cerca de 4800 km) utilizando um dos instrumentos da sonda SOHO (Solar and HeliosfericObservatory). Através do estudo das ondas sonoras que se propagam no seu interior, este grupo de astrônomos conseguiu descortinar o que se passa no interior das manchas solares e verificar que estas se encontram assente emgigantescos furacões de gás resultantes das correntes ascendentes e descendentes sob a mancha. Aparentemente esteprocesso é auto-sustentável, pois o gás quente proveniente do interior da estrela substitui o gás arrefecido da mancha.Como este também possui o seu campo magnético associado, impede que o campo magnético da mancha se dissipe, e ogás vindo do interior também arrefece. Este processo pode ocorrer de forma continuada durante dias ou meses, períododurante o qual a mancha se conserva.
As manchas solares são, portanto, causadas por interações ainda não totalmente compreendidas do gás da fotosferacom o complexo campo magnético do Sol cujo estudo nos permite saber mais sobre determinados aspetos da estrelamais observada do Universo, o nosso Sol.