Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

Blog do Geraldo Oliveira: Prefeito de Caicó aparece em lista da CNTE como In...

Blog do Geraldo Oliveira: Prefeito de Caicó aparece em lista da CNTE como In...: O portal da CNTE vem exibindo a algum tempo uma lista no mínimo inusitada. É uma relação de prefeitos e governadores do país que, segundo a ...

ARTE NO PALEOLÍTICO



Os Homens pré-históricos viviam em grupos bem grandes para se protegerem. A caça era abundante nessas regiões. Apesar de se chamarem homens das cavernas, eles pouco habitavam nelas.
Ficavam muito mais do lado de fora, por serem sufocantes, malcheirosas, sem luz, e feias. Do lado de fora eles podiam ver a mudança do dia e noite, o que achavam fantástico e completamente inexplicável para eles.
As cavernas eram mais usadas como abrigos das intempéries do que como moradas.
Esses homens são chamados de primitivos, não por serem mais simples do que nós, porque eles foram os primeiros do local mais próximo de onde começou a humanidade.
O processo de pensamento deles era muito complicado, muito complexo.
Existem milhares de pinturas rupestres (como são chamadas as pinturas das cavernas).
Mesmo hoje vai ser chamada de “pintura rupestre” aquela pintura feita em tons crus, marrons, ocres.
As mais importantes cavernas citadas na História da Arte são:
Altamira na Espanha e Lascaux na França.
São cavernas lotadas de pinturas rupestres.
Antes do homem pintar os mamutes, bisontes, ele passava o dedo no pó da caverna e este nas paredes. Séculos depois ele vai pegar um osso e soprar o pó sobre sua mão na parede da caverna deixando a marca do contorno de sua mão nela.
Depois começaram a pintar os animais sempre no fundo da caverna, em locais inóspitos, bem escondidos. Pintavam mamutes, bisontes (era como avô do elefante ou do boi).
Esses locais eram bem inacessíveis e provavelmente subiam um em cima do outro para alcançarem.
Foram descobertos vestígios de luz artificial, tochas recobertas de gordura animal, para poder iluminar o fundo da caverna. A explicação disso tudo é “a magia propiciatória”.
O homem era monista, quer dizer, o mundo para eles era uma realidade só e única. Não separavam o visível do invisível.
Não sabiam a diferença do mundo material do espiritual. Ele pintava o que via. Não sabia a diferença do real para o irreal. A magia propiciatória era o pintar e o matar o animal através do desenho, como se fosse uma mágica, não distinguindo o real do irreal. Essa pintura vai ser uma “pintura realística e figurativa” porque ele vai pintar tal qual ele vê. É a primeira vez que existe um estilo na história da arte.
O homem pré-histórico desenhou muito bem os animais. Ele não desenhou nunca homens porque ele não queria matar outro homem dessa forma, do mesmo jeito que não pintava a flora. Ele precisava do outro homem para preencher aquela imensidão do mundo que estava totalmente vazia

Grupo de Teatro Maria Cardoso: SALVE, SALVE O TEATRO DE RUA./ E VIVA AS RUAS E PR...

Grupo de Teatro Maria Cardoso: SALVE, SALVE O TEATRO DE RUA./ E VIVA AS RUAS E PR...: Para quem não conhece, este é o Centro Cultural de Caicó . Espere ai... Eu escrevi o que mesmo? Centro Cultural? Foi isso mesmo? Par...

Grupo de Teatro Maria Cardoso: PEÇA "GATO POR LEBRE" SERÁ LEVADA AS ESCOLAS E COM...

Grupo de Teatro Maria Cardoso: PEÇA "GATO POR LEBRE" SERÁ LEVADA AS ESCOLAS E COM...: O Grupo Maria Cardoso fecha cordo com a Secretataria Municipal do Trabalho Habitação e Ação Social/SEMTHAS e começa em abril uma sér...

Grupo de Teatro Maria Cardoso: Aprovação do Fundo de Cultura em Rede Nacional

Grupo de Teatro Maria Cardoso: Aprovação do Fundo de Cultura em Rede Nacional: O Boletim Informativo da Representação Regional do Ministério da Cultura em Recife, que circula via e-mails na internet, destacou a aprova...

Grupo de Teatro Maria Cardoso: Governo do RN adere ao Sistema Nacional de Cultura...

Grupo de Teatro Maria Cardoso: Governo do RN adere ao Sistema Nacional de Cultura...: O Rio Grande do Norte faz parte agora oficialmente do Sistema Nacional de Cultura – SNC, com a assinatura de adesão, que ocorreu no Teatro...

terça-feira, 3 de abril de 2012

ARTE NA PRÉ HISTÓRIA


A arte nasceu com o homem e deu-lhe a consciência de sua capacidade criadora, a possibilidade de imaginar.
É muito importante lembrar que a arte revela o ser, independente de cor, religião, locais geográficos, independente de qualquer coisa.
Se a arte não revela o ser ela não será arte. A arte é comunicação.
Esse sistema de comunicação é sempre ligado a um processo histórico. A arte pressupõe um público. Mesmo que ela não seja feita para o público sempre haverá um que irá olhar.
A arte é emissora e receptora, ela emite e recebe ao mesmo tempo.
Na pré-história, o homem se tornou artista há 400 séculos ou 40.000 anos. Esse homem apareceu na fase da Pedra Lascada, em um período chamado PALEOLÍTICO (Paleo=Velho, Litico=Pedra).
Esses homens tinham uma sensibilidade criadora incrível, habilidade e inteligência para a arte quase como os homens de hoje.
Homens da pedra-lascada, homens primitivos, homens das cavernas tem o mesmo
significado.
Ha 4 milhões de anos antes dos homens paleolíticos já existia homem na terra quase como macaco. Dessa época não temos nenhum registro.
Não sabemos o que eles fizeram, apenas que eles sobreviveram.
De arte só sabemos a partir de 400 séculos atrás.
Nesses 2 últimos milhões dos 4 milhões de anos agente já sabe que o homem se utilizava de pedras e de paus.
O homem, com certeza, desde 4 milhões de anos atrás já usava um instrumento, porque o macaco como exemplo pega uma planta ou uma pedra para jogar em outro macaco.
Então tudo isso o homem já devia usar. Só que transformar pedras em utensílios levou séculos. Primeiro ele pensou o que fazia com os seixos (pedras lascadas) ou com gravetos. A partir dai ele vai associar forma à função, criando assim o utensílio. A madeira por não ser resistente não durou para que pudéssemos ter como prova mas, os objetos de pedra permanecem até hoje. Esse objetos pessoais foram se aperfeiçoando.
Com o aperfeiçoamento desses objetos iremos entrar no Paleolítico, época da pedra lascada.
O mundo era totalmente diferente, os homens viviam em cavernas, a temperatura era baixa, sempre no gelo. Viviam em regiões que correspondem hoje a França, Espanha, Inglaterra, Alpes, Síria, Palestina, Norte da África, em plena Ásia, no Himalaia.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

IDADE DOS METAIS ( + 5.000 a. C. – 4.000 a. C)




      No final do Neolítico, foi desenvolvida a metalurgia. Assim,  a pedra, até então empregada nos utensílios e nas armas, foi aos poucos substituída por metais.
        O cobre, mais macio, foi o primeiro metal manuseado, seguido do ouro, do estanho e do bronze (feito de cobre e estanho). Finalmente, aprendeu-se a usar o ferro. Mesmo considerando que essa substituição de materiais não significou, desde então, o completo abandono do uso de instrumentos de pedra, o uso de metais foi a principal característica que deu nome ao último período da pré-história.
       Cada vez mais havia a necessidade de garantir o domínio sobre as terras férteis. O aperfeiçoamento de instrumentos variados de metal, inclusive de armas, possibilitou a certas comunidades dominar grandes extensões de terras produtivas.

BLOG - Professor Antônio Neves: A EDUCAÇÃO ENTRE AS LUTAS DE CLASSE E AS DISPUTAS ...

BLOG - Professor Antônio Neves: A EDUCAÇÃO ENTRE AS LUTAS DE CLASSE E AS DISPUTAS ...: Quando o debate confunde mais do que esclarece. Amigos e amigas, leitores e leitoras deste blog. Depois de ouvir o programa Rural em Debate,...

domingo, 1 de abril de 2012

EDUCAÇÃO HISTÓRICA



A Educação Histórica se preocupa com a busca de respostas referentes ao desenvolvimento do pensamento histórico e a formação da consciência histórica de crianças e jovens. Essa perspectiva parte do entendimento de que a História é uma ciência particular, que não se limita a compreender a explicação e a narrativa sobre o passado, mas possui uma natureza multidisciplinar, ou seja, contempla as múltiplas temporalidades pautadas nas experiências históricas desses sujeitos. Parte, também dos referenciais epistemológicos da ciência da História como orientadores e organizadores teórico-metodológicos da investigação histórica.
(FONTE: Adap de BARCA; SCHMIDT, 2009, p. 11-13)

Professor Thiago Costa: SUGESTÃO AO Sr. BENES

Professor Thiago Costa: SUGESTÃO AO Sr. BENES: Na ocasião da solenidade em que o governo entregou ônibus novos à prefeituras municipais do RN, que contou com a presença do ministro da ...

Professor Thiago Costa: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Professor Thiago Costa: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA:  O Brasil desponta, atualmente, como uma das principais economias do mundo, tendo vivenciado significativos avanços nas áreas industriais...

Professor Thiago Costa: AGRADECIMENTOS

Professor Thiago Costa: AGRADECIMENTOS: Saudações a todos os pais, alunos, professores e funcionários da comunidade escolar da Escola Municipal Severina Brito da Silva. Queremos ag...

NEOLÍTICO

O Homem pré-histórico deixa de ser nômade para pouco a pouco se fixar em algum lugar, aprende a polir a pedra, a domesticar os animais e desenvolver rudimentos de agricultura. Sua arte se transforma, surgem os primeiros monumentos arquitetônicos e de escultura de grande porte, até a cerâmica se torna mais bonita. 

Professor Severino Neto: Eleição Direta para escolha de Diretor e vice-dire...

Professor Severino Neto: Eleição Direta para escolha de Diretor e vice-dire...: Acontece hoje 30 de Março de 2012, o processo de eleição direta para a escolha de diretor e vice-diretor das escolas municipais. De a...

Professor Severino Neto: Piso dos professores foi tema em reunião com secre...

Professor Severino Neto: Piso dos professores foi tema em reunião com secre...: O governador Wilson Martins reuniu-se, na noite dessa quarta-feira (28/03), em Brasília, com o secretário de Articulação com Sistemas de ...

Professor Severino Neto: Sai resultado da escolha de Diretor e Vice Diretor...

Professor Severino Neto: Sai resultado da escolha de Diretor e Vice Diretor...:  A Escola Municipal Severina Brito da Silva, localizada no Bairro Samanaú, zona norte de Caicó, tem novos representantes na sua gestão. Tra...

PRÉ-HISTÓRIA: CONCEITOS




Os conceitos sobre Pré-história revelam que é a fase que se inicia com o aparecimento do Homem sobre a Terra, terminando com o surgimento da Escrita. Tendo sua divisão em Idade da Pedra e Idade dos Metais.

A Idade da Pedra subdivide-se em: Paleolítico e Neolítico. Neste sentido, o Neolítico é a Idade da Pedra Lascada e o Neolítico a Idade da Pedra Polida.
A Idade dos Metais subdivide-se em: Idade do Cobre, Bronze e Ferro.

O Paleolítico é a fase mais primitiva da evolução do Homem, onde ele luta com a natureza a fim de sobreviver. Por conseguinte, todos os seus instrumentos são de pedra lascada, passa a morar nas cavernas e deixa como vestígio suas pinturas nas paredes, hoje conhecidas como Arte Rupestre.

PRÉ-HISTÓRIA


A expressão “Pré-história” quer dizer anterior à História ( Pré = antes). Quando essa expressão foi criada, nos anos 1800, era usada para indicar o enorme período compreendido entre o aparecimento dos Seres Humanos sobre a Terra ( há cerca de 5 milhões  de anos) e o surgimento da escrita, que em alguns lugares, ocorreu no final do quarto milênio antes de Cristo.

APRESENTAÇÃO



1 – DIVISÃO DA HISTÓRIA
·         PRÉ-HISTÓRIA
·         HISTÓRIA
2 – PERÍODOS HISTÓRICOS
A)     PRÉ-HISTÓRIA – Do Surgimento do homem a invenção  da escrita
B)      IDADE ANTIGA -  Da invenção da escrita a queda de Roma
C)      IDADE MÉDIA – Da queda de Roma (476) a Tomada de Constantinopla(1453)
D)     IDADE MODERNA – Da tomada de Constantinopla (1453) a Revolução Francesa (1789)
E)      IDADE CONTEMPORÂNEA – Da Revolução Francesa(1789) até os dias atuais.
3 – PRÉ-HISTÓRIA
A)     IDADE DA PEDRA
·         PALEOLÍTICO
·         NEOLÍTICO
B)      IDADE DOS METAIS
·         COBRE
·         BRONZE
·         FERRO
4 – HISTÓRIA
·         ANTIGA
·         MÉDIA
·         MODERNA
·         CONTEMPORÂNEA
5 – CONCEITO DE HISTÓRIA
                A História é a ciência que estuda o presente com os olhos voltados para o passado e os pés voltados para o Futuro.

INÍCIO DA HISTÓRIA

Hoje dia 01 de abril estarei iniciando as postagens referentes a História. de início, teremos postagens sobre a Pré-história aproveitem e comentem as postagens!