Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

COMO FICA O NOSSO DICIONÁRIO?




Do ponto de vista do léxico da língua portuguesa, estima-se que o número de palavras cuja ortografia foi alterada com a celebração do Acordo, segundo dados da Academia de Ciências de Lisboa, é de pouco mais de duas mil num universo de cerca de 110.000. Com isso, unifica-se a ortografia de aproximadamente 98% do total de palavras da língua portuguesa.

No caso brasileiro, calcula-se que as modificações atingiram aproximadamente 0,5% das palavras. Já no caso do português de Portugal, a estimativa é de que 1,6% dos vocábulos foi alterado com a entrada em vigor do novo Acordo.

Observamos que, nesse levantamento, não foram contabilizadas, à época, as alterações decorrentes das novas regras de uso do hífen, bem como aquelas resultantes da supressão do trema.







http://www17.senado.gov.br

PRESENÇA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO


Estima-se que mais de 240 milhões de pessoas falem português, o que faz da nossa a quinta língua mais falada no mundo e a terceira no Ocidente. Ainda assim, o português ostentava (ou ostenta) o título de ser o único idioma no mundo a ter duas ortografias oficiais, a do Brasil e a de Portugal.

Para saber mais sobre a história da língua portuguesa, assista aos vídeos:



FONTE: http://www17.senado.gov.br

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

BLOG - Professor Antônio Neves: LONGA VIDA ÀS MULHERES

BLOG - Professor Antônio Neves: LONGA VIDA ÀS MULHERES: STF amplia Lei Maria da Penha e agressor poderá ser denunciado por terceiros Maioria dos ministros considerou ser um dever do Estado coi...

BLOG - Professor Antônio Neves: PROFESSORES VÃO PEDIR REAJUSTE SALARIAL DE 22,22%

BLOG - Professor Antônio Neves: PROFESSORES VÃO PEDIR REAJUSTE SALARIAL DE 22,22%: Os professores da rede pública de Educação de Natal terão a primeira assembleia do ano nesta sexta-feira (10), às 9h, no clube da Assen, no ...

BLOG - Professor Antônio Neves: A EDUCAÇÃO QUE TEMOS E A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS

BLOG - Professor Antônio Neves: A EDUCAÇÃO QUE TEMOS E A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS: O seminário "Expectativas de Aprendizagem e o Plano Nacional da Educação - PNE", promovido por entidades educacionais no último dia sei...

HISTÓRICO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Desde 1º de janeiro de 2009, estão em vigor no Brasil as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem o objetivo primordial de unificar a Ortografia nos países que têm o português como língua oficial.

Ao fazê-lo, pretende garantir maior status à língua portuguesa no plano internacional, facilitando o intercâmbio cultural, comercial e jurídico-institucional entre os países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Assim, incrementando o prestígio internacional do português, habilita-o a ingressar no rol dos idiomas oficiais utilizados na Organização das Nações Unidas (ONU).

Tais medidas, entretanto, não têm aplicabilidade imediata. O decreto legislativo assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê um período de transição para a aplicação das novas regras: de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.

Nesse período, as duas grafias são reconhecidas como oficiais.

No entanto, a partir de 1º de janeiro de 2013, a Ortografia oficial vigente será aquela assentada nas bases do Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DIA DO FREVO

Hoje dia 09 de fevereiro de 2012 é o DIA DO FREVO!


De acordo com o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo o FREVO É:

A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha uma detalhada seção carnavalesca da época, assinada pelo jornalista "Oswaldo Oliveira", na edição de 9 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência ao ritmo, na reportagem sobre o ensaio do clube Empalhadores do Feitosa, do bairro do Hipódromo, que apresentava, entre outras músicas, uma denominada O frevo. E, em reconhecimento à importância do ritmo e a sua data de origem, em 9 de fevereiro de 2007, a Prefeitura do Recife comemorou os cem anos do Frevo durante o carnaval.

BLOG - Professor Antônio Neves: TRABALHADORES NO LIMITE DO DESEMPENHO PROFISSIONAL...

BLOG - Professor Antônio Neves: TRABALHADORES NO LIMITE DO DESEMPENHO PROFISSIONAL...: Pressão por desempenho e metas das empresas no mundo moderno ajudou a crescer em 20% os casos de afastamento do trabalho por estresse e depr...

BLOG - Professor Antônio Neves: DIREITO DE GREVE NA MIRA DO CONGRESSO NACIONAL

BLOG - Professor Antônio Neves: DIREITO DE GREVE NA MIRA DO CONGRESSO NACIONAL: Regulamentar greves sem retirar direitos dos trabalhadores O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), defendeu a regulamenta...