Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

IEMANJÁ


África

Na Mitologia Yoruba, a dona do mar é Olokun que é mãe de Yemanjá, ambas de origem Egbá.
Yemojá, que é saudada como Odò (rio) ìyá (mãe) pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, Orixá do mar (masculino (no Benim) ou feminino (em Ifé)), muitas vezes é referida como sendo a rainha do mar em outros países. Cultuada no rio Ògùn em Abeokutar]

História

Pierre Verger no livro Dieux D'Afrique registrou: "Iemanjá, é o orixá dos Egbá, uma nação iorubá estabelecida outrora na região entre Ifé eIbadan, onde existe ainda o rio Yemanja. Com as guerras entre nações iorubás levaram os Egbá a emigrar na direção oeste, para Abeokuta, no início do século XIX. Não lhes foi possível levar o rio, mas, transportaram consigo os objetos sagrados, suportes do axé da divindade, e o rio Ògùn, que atravessa a região, tornou-se, a partir de então, a nova morada de Iemanjá. Este rio Ògùn não deve, entretanto, ser confundido com Ògún, o orixá do ferro e dos ferreiros."

HOJE DIA 02 DE FEVEREIRO É O DIA DE IEMANJÁ

Iemanjá é a mãe dos orixás e a orixá das águas. É saudada com gritos de "Odoya"

BLOG - Professor Antônio Neves: A REIVENÇÃO DO CAPITAL/DINHEIRO

BLOG - Professor Antônio Neves: A REIVENÇÃO DO CAPITAL/DINHEIRO: Por Leonardo Boff Atualmente grande parte da economia é regida pelo capital financeiro, quer dizer, por aqueles papéis e derivativos que cir...

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

JANEIRO: DATAS COMEMORATIVAS

DIA 28 DE JANEIRO - dia do Portuario;
DIA 30 DE JANEIRO - dia da Saudade e da História em Quadrinhos;
DIA 31 DE JANEIRO - dia do Mágico e da solidariedade

ANO 2012: CAICÓ ESTÁ FICANDO VIOLENTO


Por volta das 17 horas da tarde desta terça-feira (31), o ex-Policial Militar identificado até o momento por “Robson” residente no bairro Barra Nova (ao lado da igreja de Santa Cruz), cometeu suicídio dentro do Caicó Iate Clube, precisamente próximo à escada que dá acesso ao palco de shows daquele clube. Segundo informações colhidas pelo blog Rosivan Amaral, testemunhas viram o policial chegar no clube e atendeu uma ligação em seu celular, quando o mesmo se dirigiu para o local aonde tirou sua vida. Outras pessoas acharam o corpo pós ouvir o disparo fatal.
A vítima atirou contra a própria cabeça utilizando um revólver com calibre ainda não identificado, cujo encontra-se entre as pernas da vítima. Próximo ao local foi encontrado um Fia Uno de placa MYC 8247 de Caicó-RN que possivelmente é do mesmo, além de dois bilhetes, um com a vítima e outro dentro do carro, este direcionado à família.
O Delegado da Polícia Civil Dr. Heberte, o Major da PM Valmery Costa e uma equipe do ITEP estão no local para fazer os procedimentos de praxe.
Há alguns anos o mesmo foi expulso da corporação por ter praticado um crime de estupro. Cumpriu uma pena de 10 anos de prisão no 6º BPM pelo crime. Nos últimos meses ele vinha sofrendo com problemas de saúde.

ANO DE 2012 COMEÇA VIOLENTO EM CAICÓ-RN


Por volta das 18h20min da noite desta terça-feira (31), na rua Bento Pereira da Costa, nº 144, bairro Paraíba em Caicó, ocorreu o primeiro homicídio do ano 2012 na cidade.
Um homem identificado como Adriano Andrade dos Santos, 23 anos, conhecido como “Ceguinho”, chegou em sua casa sangrando com uma faca enfincada no lado esquerdo do peito na altura do coração. O mesmo informou ao pai que a pessoa de “Saul” teria desferido o golpe.
O pai da vítima, Sr. Assis Araújo dos Santos, disse ao blog do Rosivan Amaral que só deu tempo do filho retirar a faca do corpo e logo em seguida tombou morto.
Segundo ainda Sr. Assis, o filho tinha envolvimento com drogas e já havia envolvido em confusões com o acusado.
O corpo está no local aguardando peritos do ITEP para fazer sua remoção.
Uma guarnição da Polícia Militar se deparou com o acusado e prendeu o mesmo. Saul está sendo conduzido para a Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde será ouvido e ficará à disposição da justiça.
OBSERVAÇÃO: Será que Caicó vai querer concorrer com MOSSORÓ?SERÁ?

BLOG - Professor Antônio Neves: CARNAVAL EM CAICÓ

BLOG - Professor Antônio Neves: CARNAVAL EM CAICÓ: Evento resgatará tradicionais carnavais A Associação União do Sobrado de Caicó resgata os tradicionais “Bailes à Fantasia”. Através do Depa...

BLOG - Professor Antônio Neves: CARNAVAL EM CAICÓ

BLOG - Professor Antônio Neves: CARNAVAL EM CAICÓ: Evento resgatará tradicionais carnavais A Associação União do Sobrado de Caicó resgata os tradicionais “Bailes à Fantasia”. Através do Depa...